Em qualquer ramo de atuação, o objetivo dos profissionais é criar serviços de qualidade e, ao mesmo tempo, aumentarem as receitas, obtendo recursos adicionais, a partir de otimizações. Não é diferente no caso das clínicas.
Assim como em outros tipos de estabelecimento comercial, os clientes ou pacientes buscam eficiência no atendimento inicial e médico, qualidade nos serviços operacionais e detalhes que diferenciem a clínica de saúde positivamente, como:
1. Equipe preparada: operações complexas exigem pessoal preparado e o treinamento profissional deve abranger, desde a equipe de agendamento, até o corpo médico e enfermeiros;
2. Gestão eficiente: quanto mais diferenciais a clínica oferece, maior deve ser a capacidade de sua gestão administrativa. O cuidado com a administração do local evita imprevistos para a clínica e para o paciente/cliente;
3. Tecnologia: principal aliada para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento, a tecnologia é item fundamental para a qualidade dos serviços de saúde. Além disso, com a ajuda de soluções tecnológicas, é possível o armazenamento de alto volume de dados, tanto da clínica, como dos pacientes/clientes;
4. Diversidade de serviços: a diversidade de serviços ofertados (exames, coletas, diagnósticos), atualmente, é enorme. Para garantir o aumento da procura pela clínica, é essencial que o local esteja alinhado com o que é oferecido pelo mercado e quais são os serviços mais buscados pelos pacientes/clientes.
4 serviços essenciais a serem oferecidos pela clínica de saúde
De forma simplificada, uma clínica de saúde de sucesso é aquela que oferece todos os serviços necessários ao paciente, para que ele não precise procurar outros locais para completar ou finalizar determinados processos clínicos. Verifique os mais importantes:
1. Exames comuns
Antes de tudo, os exames tradicionais devem ser considerados como os carros-chefes de uma clínica de saúde. Realizar os exames solicitados pelo médico no mesmo local em que é atendido é um diferencial extremamente importante para o sucesso da clínica de saúde. Os principais são:
- Exames de sangue, de urina e fezes;
- Ultrassom;
- Eco;
- Eletrocardiograma.
2. Radiologia
Radiologia é um suporte necessário para o especialista de ortopedia, por exemplo. O exame de radiologia deve ser realizado dentro da clínica, de modo que o paciente seja avaliado pelo mesmo profissional sem necessitar de retornos ou dias de espera. Alguns deles são:
- Raio X;
- Tomografia;
- Ressonância magnética.
3. Especialistas de diversas áreas
Além do clínico geral e enfermeiros, a clínica de saúde deve priorizar a contratação de especialistas médicos em áreas de grande procura, como:
- Pediatra;
- Dermatologista;
- Cardiologista;
- Otorrinolaringologista;
- Ginecologista;
- Entre outros.
4. Técnicas de coleta comuns sem ou com anestesia
Muitos procedimentos invasivos podem ser realizados internamente em clínicas de saúde, mesmo necessitando de anestesia local. Com a devida autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é possível realizar exames como: endoscopia, Papanicolau, biópsias simples e remoção de sinais e rugas.
Conclusão
A preocupação em estabelecer todos os pontos abordados é fator predominante para o sucesso e crescimento. Portanto, é fundamental que a gestão seja realizada levando em conta que seu progresso profissional depende do interesse em oferecer sempre o melhor aos clientes. Acesse o site e conheça mais sobre os serviços oferecidos para aumentar a rentabilidade da sua clínica de saúde
Deixe um comentário